Projeto Doação de Sangue, Órgãos e Medula

Fico triste por não poder mais doar sangue, da ultima vez que fui doar só se fosse doar pra Petrobrás, a enfermeira me mostrou uma camada de gordura branca no fundo aí precisei parar… Mas isso é culpa minha, Deus não me criou com gordura no sangue… Enquanto eu pude doei, e juntei amigos (inimigos também podem ir) pra irem comigo a algum Hemocentro.

Doamos bastante na Beneficência Portuguesa, Hospital das Clínicas e na Santa Casa de São Paulo, doamos também no Hemocentro da cidade de Franca, enquanto trabalhávamos com a OSIEP, Obras Sociais da Igreja Evangélica Pentecostal, uma obra social que estava desativada há mais de 10 anos e que graças a Deus pudemos ajudar a reativar e ainda hoje encontra-se trabalhando, gerindo algumas centenas de crianças em creches e com outros projetos importantes.

Um Projeto simples, mas que requer alguns cuidados e alguma informação a respeito do assunto, falamos bastante sobre isso no Manual de Ação Social para Igrejas.

Claro que a doação de sangue costuma ser feita nas igrejas, em situações esporádicas e pontuais, no caso de alguma necessidade de algum familiar ou membro, mas aqui nos referimos a um Projeto permanente, onde, por meio do Departamento de Ação Social da Igreja houvesse uma equipe de doadores que tomaria isso como hábito e de forma independente e constante se dirigissem ao Hemocentro e doassem sangue.

Seria importante a doação de órgãos e de medula também, pois são procedimentos correlatos.

Modelo de uma Ficha de Doador

Houve uma época em que o BOS Banco de Olhos de Sorocaba, em seu site, fomentava a doação de órgãos procurando conscientizar as pessoas sobre este assunto tão importante. Eles cadastravam o doador e enviavam uma carteirinha para que ele comunicasse os familiares e portasse em sua carteira aquela declaração de doador de órgãos.

Me lembro que fiz uma campanha na Faculdade de Direito que eu cursava e a começar da direção da Faculdade angariei mais de 500 doadores, foi um resultado significativo e suscitou algumas discussões sobre o assunto.

Também realizamos e incentivamos a realizarem campanhas destas nas igrejas, e foi gratificante.

Pr. Edinho, Igreja Batista Independente Jardim Patriarca

Bom, o primeiro passo, como eu disse, é se informar sobre quem pode doar sangue, qual o período entre uma doação e outra, e no que diz respeito a doação de órgãos e medula levar o máximo de esclarecimentos para a igreja ou comunidade.

Prepare um Cartaz de divulgação, e primeiramente marque uma data com os que se dispõe em sua igreja, depois lhes diga para convidarem amigos, vizinhos e familiares, você deve providenciar transporte, caronas, ou até mesmo uma van ou ônibus. Em alguns Hemocentros e hospitais, dependendo do numero de doadores eles até buscam, e mais antigamente enviavam um veiculo de coleta, mas parece que pararam um pouco com isso por causa de contaminação. Você precisa pesquisar em sua comunidade qual o contexto da atuação do Hemocentro ou Hospital local.

Este tipo de evento serve para que a comunidade veja a igreja não apenas como um “clube fechado” composto por fanáticos e alienados que não participam das necessidades sociais, serve ainda para integrar pessoas que não iriam para a igreja, mas que irão fazer a doação de sangue com o grupo, e vão conhecer o ambiente da igreja.

Não quero ser tão duro e entendo que o que acontece nas igrejas é decorrente da falta de informação, de motivação e mesmo de ocasião e oportunidade  para fazer isso, justamente porque não existem pessoas treinadas ou sequer um Departamento de Ação Social organizado e quando muito o que se faz é arrecadar apenas cestas básicas sendo que até mesmo nessa ação não se possui orientação técnica para se realizar com eficiência, ficando no assistencialismo sem tornar-se efetivamente uma ação social.

Se você não se inscreveu no MINI CURSO GRATUITO de Ação Social na Igreja Clique Aqui e faça agora mesmo, pois vai servir de base para ajudar um Departamento de Ação Social.

Obrigado por ler até aqui e, se for possível a você, adquira um dos nossos Ebooks adquira um Curso de Capelania, porém se você deseja muito adquirir mas estiver passando por uma fase difícil, sem dinheiro, talvez desempregado quem sabe, escreva para nós e eu terei alegria em te doar os ebooks ou até mesmo doar uma Bolsa do Curso de Capelania, o que já fizemos pra muitas pessoas e com muita alegria. Todavia tenha em conta de que precisamos do dinheiro para poder investir em nosso ministério, então desejamos doar para quem realmente precise, e não para os que querem somente receber coisas de graça sem nem mesmo ter qualquer finalidade com o material ou com o nosso curso.

Comece agora mesmo e faça acontecer em sua igreja!!!

Com amor, Pr. Daniel

Curta nossa pagina no Facebook, se gostou do conteúdo compartilhe com seus amigos, visite o  nosso canal de vídeos e também participe dos nossos cursos, nos faça saber se este material tem sido útil para você.

Assista agora a Aula 1

Pr. Daniel Ferreira

Sobre o pastor Daniel Ferreira de Souza: – Pastor desde 1985 ( pela Church of God in Christ) - Atualmente servindo como Pastor na Sede da Convenção Estadual das Igrejas O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo. – Casado com a Missª Irene ha 38 anos, são pais de Fabio (37) e Keila (32) e avós de Caio – Bacharel em Teologia (FTSA) – Psicanalista Clínico – Escritor e Palestrante.

Website: http://www.igrejaatuante.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*