Projeto de Inclusão Digital

Eu comecei na informática em 1991, sem saber “nadica de nada”, na época eu era Gerente Comercial em uma Cia de Seguros e pela primeira vez na vida vi um computador, era um XT, hoje seria um dinossauro, mas na época eu quem me senti um dinossauro ao chegar perto daquela máquina com um monitor verde.

Mas coloquei na mente e no coração que eu iria aprender, e assim foi, depois de muitas madrugadas acordado olhando aquela tela finalmente comecei a entender um pouco e logo estava desmontando e montando e dando até aulas.

Depois que sai da empresa seguradora vivi da informática por mais de vinte anos, lecionei em escola particular para crianças de jardim até oitava série por seis anos. Tive escola de informática por quase dez anos e também atuei na manutenção de computadores.

Sei bem o que é aprender do zero e nunca participei de um curso de informática, mas ensinei a muitos universitários até mesmo de TI. Foi uma experiência que procurei trazer para minha vida cristã.

Montamos diversos laboratórios de informática em escolas e associações, com sucatas que eu recolhia dos amigos e reformava para dar aulas.

Você pode fazer isso em sua igreja, um Projeto de Inclusão Digital.

Tivemos projetos em diversas comunidades carentes, em instituições, em escolas públicas e por ultimo tivemos na cidade de Sorocaba, onde ficamos por três anos, sendo que imediatamente antes ainda tivemos em Araçariguama, onde ficamos por dois anos. Este é o laboratório e sala de informática que montamos em um projeto social na cidade de Araçariguama, somente com doações.

Este projeto findou após a nossa saída da cidade indo para Sorocaba, à trabalho, mas conseguimos aproveitar para ensinar e formar muitas pessoas em informática e em cursos profissionalizantes.

 
Tudo com computadores que iriam ser jogados fora.

 

As crianças atualmente parecem nascer com um teclado e um mouse nas mãos, mas nem sempre foi assim. Eu lembrava a meu pai que eu o trouxera para o mundo da informática quando ele estava com 59 anos, a experiência anterior dele tinha sido quando ele foi Diretor de RH e RI da Sharp e dirigiu a informatização do RH da empresa, todavia sem manusear computador, que na época era coisa bem rara, e vejam vocês que neste ano de 2017 eu quem completei essa idade (59), agora meu pai já completou 80 anos, e posso dizer que a informática na vida de um idoso, (como meu pai e eu), é algo bastante significativo.

Quando ensinei informática o aluno mais idoso para quem lecionei foi um senhor de nome Lavosier, que tinha em 1997 oitenta e quatro anos, e eu formei uma professora de 16 anos para ensiná-lo, atualmente esta professora, Paula, é uma competente advogada, na época eu a ensinei como tratar com um aluno muito mais velho que ela, sobre os princípios do aprender e do ensinar, tudo o que eu sabia sobre aprendizado e ela foi uma excelente professora.

Minha esposa e meus filhos também participaram deste período e me ajudaram dando aulas por muitos anos.

Já olhou ao seu redor, dentre os seus familiares e vizinhos, ou mesmo dentre os irmãos na igreja, será que você não poderia compartilhar o conhecimento que tem em informática com outros que sabem menos? Só precisa um pouco de boa vontade, arranjar um espaço, uns computadores antigos e uma didática.

Ah, sim, a didática é tudo. Nunca utilizei a didática das grandes escolas de informática, com as quais concorria na época, eu usava um método completamente diferente, que eu mesmo desenvolvi ao longo dos anos de experiência e que promovia resultados rápidos e eficazes, qualquer aluno nosso com três meses de aula sabia muito mais que um aluno formado das grandes escolas da época.

Você pode desenvolver um método, ou pode conhecer o meu método que divulgo em minha empresa de informática, que ainda é minha atividade secundária, com a qual atuo no desenvolvimento de sites, ecommerce, plataformas de ensino online dentre outras atividades que posso desenvolver em meu tempo livre.

Não, eu não quero vender o meu material para você, a menos que você queira e possa me pagar por este serviço, (tenho o Curso Instrutor de Informática que já formou centenas de professores pelo Brasil) do contrário eu passarei isso a você gratuitamente e com o maior prazer, se você me solicitar por meio do formulário de contato deste site.

Mas vamos lá ao processo de implantação deste projeto tão importante, que pode ajudar tanto aos desempregados quanto aos idosos da sua igreja e da sua comunidade.

Quais são as necessidades?

1- Espaço físico (pode ser uma sala da igreja).

2 – Professores (você mesmo e/ou alguns colaboradores).

3 – Equipamentos (doações)

Um curso rápido seria em torno de 3 a 6 meses, o suficiente para dar um conhecimento básico a quem não tenha facilidade com a informática.

Veja uma sequência de um projeto que desenvolvemos jun to a uma comunidade na Vila Maria, o espaço solicitei a uma Escola Estadual e eles me disponibilizaram o almoxarifado, limpamos e demos uma ajeitada e veja o resultado.

Será que você pode imaginar a alegria destas crianças com este espaço?

Foi um período muito agradável para mim, demos aulas para quase uma centena de pessoas, entre crianças, jovens e adultos e até mesmo para uma comunidade de bolivianos.

Depois de sairmos de São Paulo e doarmos o laboratório para a escola, fomos para a cidade de Franca, onde ficamos por quase dois anos e dentre outras atividades lá criamos um curso de técnico de manutenção em computadores e também montamos um laboratório que atualmente já não é mais com os computadores de sucata que iniciamos, mas agora tudo novinho pois o projeto lá permanece. Esta foi a nossa primeira turma de formandos, em 2011:

Na cidade de Sorocaba também montamos um laboratório com sucata, não dispúnhamos de espaço e utilizamos dentro da igreja, e pelo que sei este projeto terminou com a nossa saída, cerca de seis meses atrás, quando viemos para a cidade de Arujá, à trabalho. Mas muitos adultos e crianças puderam aprender ali sobre o uso do computador, bem como também ministramos o Curso de Agente de Portaria e Atendimento ao Público, mas isso já é outro projeto….

Você ficou interessado em desenvolver este projeto em sua igreja? Então faça um contato conosco por meio do nosso formulário de contato. Em breve vamos gravar alguns videos explicando melhor o passo a passo.

Comece agora mesmo e faça acontecer em sua igreja!!!

Com amor, Pr. Daniel

Curta nossa pagina no Facebook, compartilhe com seus amigos se gostou, aguarde nosso canal de vídeos e participe dos nossos cursos, nos faça saber se este material tem sido útil para você.

 

Assista agora a Aula 1

Pr. Daniel Ferreira

Sobre o pastor Daniel Ferreira de Souza: – Pastor desde 1985 ( pela Church of God in Christ) - Atualmente servindo como Pastor na Sede da Convenção Estadual das Igrejas O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo. – Casado com a Missª Irene ha 38 anos, são pais de Fabio (37) e Keila (32) e avós de Caio – Bacharel em Teologia (FTSA) – Psicanalista Clínico – Escritor e Palestrante.

Website: http://www.igrejaatuante.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*