Projeto Aulas de Violão e Bateria em sua Igreja

Você pode aproveitar algum espaço e algum tempo para iniciar aulas de violão em sua igreja.

Temos feito isto por diversos anos e em diversos locais por onde passamos, com crianças e adultos. É surpreendente o numero de pessoas que se interessam em aprender.

O primeiro passo é ter alguém disposto a ensinar, não precisa ser nenhum mestre do violão ou da bateria, precisa ser alguém disposto a ensinar com amor o que sabe.

Para aulas de violão eu particularmente tenho uma metodologia simples e objetiva, meu conhecimento é limitado por isso não ensino musica, mas já ensinamos muita gente a tocar.

Meu método é simples, primeiramente separo umas 12 musicas em diversas tonalidades e iniciando pelas escalas mais fáceis, cifro as musicas, e desta maneira vou ensinando as primeiras posições e musicas com poucos acordes, três ou quatro acordes no máximo, e existem muitas musicas cristãs bem simples de acompanhar.

Acho que o diferencial é que os alunos se motivam quando em três ou quatro aulas já estão tocando e cantando.

Não ensino sobre a forma de tocar as cordas, procuro apenas desenvolver o ritmo e a batida de cada um naturalmente.

Claro que depois de algum tempo a maioria se desenvolve e vai aprender musica e outras técnicas, mas o importante a meu ver é dar o inicio e despertar a vocação de cada um, e assim tenho feito por décadas e tem dado certo.

Se você quer ensinar mas não tem apoio em sua igreja ou mesmo não dispões de espaço, não desanime.

Eu certa feita me utilizei de escolas públicas mediante autorização dos diretores, e em finais de semana ensinava crianças e adultos, isso fizemos na cidade de Franca e também em São Paulo, pois no Estado existe um projeto de nome Escola da Família, assim sendo nos oferecemos como voluntários e aproveitamos estes espaços para aulas de informática, curso de panificação, e até escola bíblica, mas isso é outra história e vou falar mais sobre isso em outros artigos.

Bom, existe um outro desafio, encontrar violões disponíveis, pois muitos alunos não possuem condição de adquirir um instrumento.

Na cidade de Sorocaba tivemos um projeto e conseguimos doação de diversos instrumentos por parte dos familiares dos alunos, uma vez que eles veem seus filhos, sobrinhos, netos, aprendendo e se esforçando, a família ajuda, e com a igreja conseguimos mais alguns.

Utilize os alunos qua já estão aprendendo para ensinar aos mais novos, por duas razões: 1º O aluno que está ensinando aprende melhor e observa o seu próprio desenvolvimento. 2º O novo aluno verá que não é tão difícil pois seu colega já se tornou até mesmo “professor”.

Note que o importante é você começar, se quiser mais dicas e copia dos materiais que utilizamos nas nossas aulas nos envie uma mensagem pelo formulário de Contato do site, teremos prazer em te ajudar a desenvolver este projeto em sua igreja.

Ia me esquecendo, não precisa ser apenas aulas de violão, podem ser de outros instrumentos também, sendo que alguns instrumentos até mesmo sejam caros e difíceis de obter, por exemplo, tivemos aulas de Bateria em Sorocaba (o jovem Lucas foi nosso professor) e claro que não daria pra comprar uma bateria pra cada aluno… Usávamos a bateria da igreja, e compartilhávamos o instrumento, o que se daria com piano, órgão, teclado, instrumentos de sopro (exceto flautas que são baratas), etc

Finalmente o principal: organize apresentações dos alunos e convide os familiares, encontre um espaço durante o culto para uma ou duas apresentações, é lindo demais e não seja exigente, mesmo que não saia tão bom é gratificante ver o desenvolvimento de todos. Sugestão: leve um lençol pra limpar a baba dos pais corujas…rsrsrs

Qualquer hora destas vou organizar um vídeo sobre isso, mas falamos melhor e detalhadamente em nossos cursos.

Comece agora mesmo e faça acontecer em sua igreja!!!

Com amor, Pr. Daniel

 

Assista agora a Aula 1

Pr. Daniel Ferreira

Sobre o pastor Daniel Ferreira de Souza: – Pastor desde 1985 ( pela Church of God in Christ) - Atualmente servindo como Pastor na Sede da Convenção Estadual das Igrejas O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo. – Casado com a Missª Irene ha 38 anos, são pais de Fabio (37) e Keila (32) e avós de Caio – Bacharel em Teologia (FTSA) – Psicanalista Clínico – Escritor e Palestrante.

Website: http://www.igrejaatuante.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*