Como Criar um Projeto Social

Você já pensou em criar uma ONG?

Mas por onde deve começar?

Como Criar u Qual a diferença entre ONG, OSCIP e ASSOCIAÇÃO?

E qual o passo a passo, a escolha de um projeto, a documentação, os órgãos que devem ser contatados, o modelo da Ata de fundação, o numero necessário de diretores, etc

Normalmente desistimos logo no começo, pois parece complicado e oneroso, todavia talvez você tenha uma boa ideia, que poderia ser transformada em um projeto importante, e acaba por ficar engavetada…

Não precisa ser assim.

Minha esposa Irene e eu tivemos a experiência de, em 1985, sem recurso algum ou qualquer tipo de respaldo governamental ou particular, fundarmos um Abrigo de Menores na cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia, e começamos do nada, sem saber sobre documentos e procedimentos legais, desta feita inciamos então por recolher os órfãos em nossa casa, um, dois, três, seis, 10, e quando chegou nesse numero vendemos a nossa casinha de 36 m² e alugamos uma casa maior com possibilidade de ter 4 quartos, refeitório, um amplo quintal e uma área coberta para atividades, onde a partir dali pudemos abrigar 30 crianças.

Mas não tínhamos documentos, apenas um sonho e um nome: Lar da Criança. Queríamos simplesmente que as crianças não se sentissem em um orfanato, mas em um tipo de lar, uma grande família que os acolhesse.

 

Atualmente dispomos de muita informação para iniciar uma atividade de ação social, muitos modelos e instruções a respeito, mas ainda assim ainda existe uma grande apatia e até antipatia por obras sociais por parte da grande maioria das igrejas evangélicas brasileiras, e pior que isso, a mesma falta de oportunidades e incentivo com as quais nos deparamos minha esposa e eu na década de 80 ainda existem nos dias de hoje.

Por esta razão temos nos dedicado a inspirar, treinar e mobilizar igrejas na ação social, compartilhando nossa experiência de 36 anos na área e procurando dar caminhos a quem deseja se dedicar a ajudar ao próximo.

Disponibilizamos alguns Cursos para ajudar aos que desejam atuar nessas áreas e o Curso recomendado a quem deseja iniciar um Departamento de ação Social em sua Igreja ou Comunidade é o de AGENTE DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA, onde colocamos muita informação e ainda adicionamos um Material de Apoio inigualável e exclusivo, resultado de mais de uma centena de cursos na área e um acervo de 15 anos, totalizando cerca de 25Gb de informações que são enviadas por meio de Carta Registrada aos alunos do nosso Curso.

O Material aborda os mais diversos temas da ação social e contém modelos de documentos para fundar uma ONG, Dezenas de Modelos de Projetos, bem como o passo a passo por meio de apostilas e vídeos sobre o assunto.

É material imprescindível a uma igreja que pretenda fazer ação social de forma inteligente e não apenas assistencialismo.

Recomendamos aos pastores que desejam criar um Departamento de Ação social e dar caminho aos vocacionados de sua igreja.

CLIQUE AQUI e veja mais sobre o Curso de AGENTE DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA.